26731373_1704696996257061_5056055981383068743_n

Impostos e gastos do começo do ano

Ano novo, vida nova! Agora vai!

Quem nunca disse algo assim no começo de um novo ano, não é mesmo? Energias renovadas, tudo dará certo! E como pontapé inicial, é preciso organizar o pagamento de impostos e outros gastos que já ocorrem em janeiro. Veja os principais abaixo:

 

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

A primeira parcela do IPVA já venceu em algumas cidades, seguindo a ordem numérica do final das placas. Se você tem um veículo e ainda está dentro do prazo, poderá ter 3% de desconto, em média, no pagamento do valor total à vista.

E mais:

  • Consulte o site do governo do seu Estado ou sua rede bancária para saber o valor do IPVA, bem como o desconto que terá se pagar à vista. Lembre-se de levar o RENAVAM.
  • Se o pagamento à vista estiver fora do seu alcance, é possível parcelar o IPVA em até 3 vezes. Fique atento aos prazos do seu Estado, ok?

 

IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano

Assim como o IPVA, o IPTU também depende do local em que você mora. Se você ainda não recebeu o carnê, poderá pegar a segunda via no site da prefeitura da sua cidade.

  • Você ganhará um desconto se pagar à vista.
  • Se preferir, pague o valor normal parcelado, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês.
  • Para saber todas as informações sobre o número de parcelas, vencimentos e descontos, consulte a prefeitura da sua cidade.

 

Matrícula e material escolar

Neste começo de ano, é preciso incluir em seu orçamento as matrículas da escola ou faculdade, cursos de idiomas, atividades extras e outros estudos. Vale a pena procurar a secretaria da escola ou curso para saber se há algum desconto para o pagamento antecipado.

Já o material escolar merece bastante paciência para pesquisar, pois o valor de um produto pode variar muito de uma loja para outra. Faça orçamentos em papelarias e atacados, procure as promoções e só então decida onde comprar. Além disso, veja se alguns materiais do ano passado podem ser reaproveitados.

 

Dica Consumidor Positivo: sempre haverá a cobrança desses impostos no começo de ano. Por isso, tente guardar uma parte do décimo terceiro salário para o pagamento ou separe uma quantia durante todo o ano para não passar sufoco em janeiro.

Fonte: Boa Vista Serviços


Foi útil esse post:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhe isso:

Ace Suzano

Deixe um Comentário